quarta-feira, 23 de julho de 2014

PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA

O primeiro ciclo, 2013/14, do programa Saúde na Escola foi um sucesso. Sendo assim, aqui vão os indicadores que demonstram o ótimo trabalho que vem sendo feito na questão da saúde em nosso município, pela atual administração. Afinal, as crianças de hoje serão os adultos saudáveis de amanhã.

Lembrando que tal programa é uma política governamental instituída pela Portaria 1.861/08 sendo criado para levar ações e serviços de saúde preventivos aos estudantes na escola, não esquecendo do caráter educativo. Portanto, seria uma parceria entre as secretarias de saúde e escola.



Para a secretária Nilce Pinz: “este é um trabalho desenvolvido por nós aqui na saúde em conjunto com a educação. São atividades realizadas por profissionais capacitados nas áreas pesquisadas, onde trabalhamos em escolas municipais e estaduais. Sendo assim, pactuamos algumas ações no 1º ciclo 13/14 em um grupo de atendimento de 1.249 indivíduos. Gostei do que vi, mas minha preocupação é quanto a questão da saúde bucal, conforme os próprios dados apontam. Aqui, percebemos uma necessidade de intensificação das ações na área odontológica. Neste processo, seria fundamental alertarmos os pais sobre a necessidade de cuidados com a saúde bucal, como primeiro combate, em casa. O município dispõe de profissionais odontólogos e gabinetes odontológicos em todas as unidades para a comunidade. A saúde bucal é tão importante como a física e mental, isso sem mencionar a estética, podendo ocasionar dentre outras, doenças no coração, estômago e dores de cabeça, caso passe despercebida. Sobre o Programa Saúde na Escola é importante salientar que durante as visitas foram entregues a cada criança seu cartão do SUS (plastificado) e aos adolescentes a cardeneta de saúde.

ESCOLAS AVALIADAS
* E.M. Nossa Senhora Aparecida;
* E.M. 24 de Junho;
* E.E.B. 25 de Maio;
* C.E.M. São Cristovão;
* C.E.I. Macieira;
* C.E.M. Arnoldo Frey;
* C.E.M. Macieira;
* C.E.M. Faxinal dos Carvalhos;
* E.E.B.M. Pe. Biaggio Simonetti;

FORMAS DE ATUAÇÕES
Avaliação Antropométrica
Foram realizadas 1.249 avaliações do estado nutricional por meio de antropometria, utilizando IMC. Destes 1.249, apenas 1,76% estão com magreza acentuada e por outro viés 22,82 estão obesos.o

Situação Vacinal
Realizamos a avaliação da situação vacinal dos educandos, com o intuito de direcionar sua atualização, caso seja necessário. Neste item, dos 1.249 avaliados, 7,04% dos educandos estão com vacina atrasada.

Saúde bucal
Neste quesito, avaliamos os mesmos 1.249 estudantes vislumbrando os cuidados com a saúde bucal. Outrossim, constatou-se que 71,90% precisam de cuidado na saúde bucal.

Saúde ocular 
TESTE DO OLHINHO
Aqui, a pesquisa realizou uma triagem ocular sobre o teste do olhinho na maternidade ou na UBS. Foram avaliadas 214 crianças e ao final constatou-se que 23,23% não realizaram o teste.

TESTE SNELLEN
Neste, foram avaliados 1.008 educandos e constatou-se que, 21,53% destes precisam de cuidados oculares.



MOBILIZAÇÃO CONTRA AS HEPATITES VIRAIS”

28 de julho - 

 Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais
As Hepatites são inflamações no fígado causados por diferentes tipos de vírus, sendo as mais comuns as Hepatites A, B e C. Constituem um grave problema de saúde pública no Brasil e no mundo, milhões de pessoas podem ser portadoras sem saber.
De acordo com dados do Ministério da Saúde, de 1999 a 2011, já foram notificados e confirmados 120.343 casos de hepatites B sendo que 31,6% na região Sul e 82.041 casos de hepatite C no Brasil sendo 22,3% da região Sul.
Em Santa Catarina, de 1994 a 2013 foram notificados 13.406 casos de hepatite B e 10.887 casos de hepatite C.
Forma de Transmissão:
  • Compartilhamento de material no uso de drogas inaladas, pipadas ou injetáveis;
  • Relação sexual desprotegida;
  • Uso de materiais contaminados que provocam cortes / lesões como alicate de unha, aparelho de barbear e depilar e escova de dentes;
  • Instrumentos não esterilizados e / ou reaproveitados na aplicação de piercings e realização de tatuagens;
  • Material cirúrgico ou odontológico contaminado.
Formas de Prevenção:
  • Uso de preservativos em todas as relações sexuais;
  • Esterilização adequada e não compartilhamento de materiais perfurocortantes;
  • Vacinação.
Vacinação contra Hepatite B
A vacinação é uma das medidas mais importantes para a prevenção tendo eficacia de 90 a 95%.
A vacina contra a Hepatite B está disponível na rede pública para pessoas na faixa etária de 20 a 49 anos, com esquema de 03 doses, sendo a 2ª dose 30 dias após a 1ª dose e a 3ª com 180 dias após a 1ª dose.
No período de 26/07 a 01/08/14 o Ministério da Saúde está mobilizando Estados e Municípios para vacinar o máximo de pessoas possível na faixa etária de 20 a 49 anos, contra Hepatite B.
Em Fraiburgo a vacina está disponível nas Unidades de Saúde Vila Salete, São José, São Sebastião e São Miguel durante a campanha de mobilização e também durante todo o ano.

No período de mobilização, haverá atendimento especial no sábado dia “D” - 26 de Julho, nas Unidades de Saúde São Miguel e Vila Salete, no horário das 08:00 as 17:00 horas.

Importante: Você só estará protegido após a aplicação das três doses.

Testes Rápidos para Hepatites B e C

Os testes rápidos fazem parte da estratégia para ampliar o acesso ao diagnostico precoce da doença, visando tratamento seguro e adequado ao paciente. A agilidade na realização do procedimento feito de forma prática e segura proporciona a liberação do resultado confiável em apenas 15 minutos.

Durante a mobilização e visando o diagnostico precoce das Hepatites Virais estaremos disponibilizados testes Rápidos para população de 20 a 49 anos no sábado dia “D” - 26 de Julho, nas Unidades de Saúde São Miguel e Vila Salete, no horário das 08:00 as 17:00 horas.

Para maiores informações procure a Unidade de Saúde mais próxima de sua residência.



Nenhum comentário:

Postar um comentário