sexta-feira, 13 de março de 2015

Ações da SANEFRAI - Saneamento de Fraiburgo


Ampliação de rede de drenagem pluvial

           A SANEFRAI executou mais uma ampliação da rede de drenagem pluvial no Bairro São Miguel, desta vez, a travessa Reinaldo Pasini foi contemplada com 40 metros de rede.


Aquisição de bomba para captação de água

           Além da ampliação, a SANEFRAI também adquiriu uma nova bomba para a captação de água superficial, localizada no Rio Mansinho, a qual auxiliará no processo de transporte da água bruta, das proximidades do Bairro Liberata  até a Estação de Tratamento de Água, localizada no Bairro Santo Antônio, para seu tratamento e distribuição. A nova bomba é do tipo centrífuga multiestágio, possui 100 cv de potência e 1750 rpm. A aquisição irá garantir maior constância para o sistema de abastecimento de água da localidade.


  

                 

  

                 

    


        Também está sendo finalizada a ampliação na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Jardim América, localizada no final da Avenida Caçador, a fim de tratar  em conjunto o esgoto sanitário proveniente do Bairro Jardim América e os resíduos (lodo) da limpeza de tanques sépticos, filtros anaeróbios e sumidouros.
A SANEFRAI realiza, através de um caminhão equipado com bomba de sucção e tanque, a limpeza de fossas, de acordo com a solicitação dos moradores. A limpeza das fossas deve ser realizada regularmente, de acordo com o projeto, sendo o tempo médio a ser realizada a limpeza a cada 2 anos. Essa manutenção é essencial para evitar obstruções nas tubulações, entupimento do sistema, colmatação do filtro e ainda para garantir que o esgoto doméstico seja tratado adequadamente, evitando a contaminação do meio ambiente. Os resíduos coletados pelo caminhão limpa fossa da SANEFRAI, normalmente são resíduos que possuem cargas orgânicas elevadas, ou seja, potencialmente mais poluidores do que o esgoto doméstico, pois possuem elevadas concentrações de sólidos, carbono e nitrogênio. Esses resíduos precisam de um tratamento adequado para não causar impactos ambientais.
Essa obra de grandes proporções possui a Licença Ambiental Prévia e de Instalação, expedida pelo órgão ambiental competente, a FATMA, e foi iniciada no dia 18 de agosto de 2014, através de terraplanagens e construção das primeiras estruturas.
O sistema é composto por um local de descarregamento, gradeamento, flocodecantadores, tanque pulmão, biofiltro aerado submerso (BAS), unidade de desinfecção, leitos de secagem, além de manter os reatores biotecnológicos já existentes, os quais são responsáveis, atualmente, pelo tratamento do esgoto gerado pelo bairro.
Também foi construído um pequeno laboratório para testes de coagulação e floculação, e para monitoramento da ETE.
Essa obra está sendo executada com recursos próprios e visa agilidade no serviço de coleta, diminuição dos custos do tratamento e transporte e a preservação ambiental.

Nenhum comentário:

Postar um comentário