Na oportunidade participaram de audiência com a Ministra da Agricultura, Kátia Abreu onde também entregaram uma pauta de reivindicações, entre elas, a solicitação de apoio ao Seguro Agrícola, a manutenção de programas de combate a pragas, entre elas, a mosca da fruta, bem como o controle mais rigoroso na importação de frutas, como forma de evitar pragas já erradicadas no país, entre elas, a Cydia pomonella, que por décadas atacou os pomares de maçã na região Sul, maior produtora da fruta.
Vale lembrar que em outubro desse ano o assunto já esteve em pauta em audiência da Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural (CAPADR) da Câmara dos Deputados, onde o prefeito e o presidente da ABPM, Pierre Nicolas Pérès estiveram presentes. Uma das maiores preocupações com acordo fitossanitário entre Brasil e China é a entrada de novas pragas em território brasileiro. No início desse mês, os produtores de maçã comemoram a primeira vitória, quando a importação da maçã, que antes figurava no topo da lista do acordo, passou a ser segundo plano.
O prefeito Ivo Biazzolo saiu otimista do encontro e acredita que diante da receptividade obtida por parte do Governo Federal, são grandes as expectativas. Ainda segundo o prefeito, as mobilizações devem ser constantes, visto que, “se acordo com os chineses vier a se concretizar a economia de Fraiburgo estará comprometida”.
Ascom Município de Fraiburgo
Andréa Melo - Jornalista
Nenhum comentário:
Postar um comentário