Segundo o Instituto Nacional do Câncer - INCA, o câncer de colo de útero é o terceiro tipo mais frequente na população feminina, ficando atrás apenas do câncer de mama e do colorretal. Também é apontado como a quarta causa de morte de mulheres por câncer no Brasil.
No Município de Fraiburgo conforme dados do Sistema de Informação do Câncer - SISCAN, desde 2013, 138 mulheres estão em seguimento por que apresentaram no resultado do exame preventivo lesões sugestivas de câncer de colo do útero. Dessas 28 mulheres seguem em acompanhamento com lesão de alto grau.
Segundo a secretária municipal de Saúde, Nilce Pinz, “nos últimos dez anos a doença passou de quinta maior causa de morte da população fraiburguense no ano de 2005, para a principal causa de morte no ano de 2014”. Nos últimos dez anos foram registradas sete mortes em Fraiburgo por conta da doença.
O exame preventivo do câncer do colo do útero (Papanicolau) ainda é a principal estratégia para detectar lesões precursoras e fazer o diagnóstico da doença. “Portanto, para que possamos diminuir estes indicadores é fundamental que todas as mulheres procurem as Unidades de Saúde e realizem o seu exame preventivo, pois a prevenção pode salvar vidas”, salientou a secretária.
Com informações da Secretaria Municipal de Saúde
Ascom Município de Fraiburgo
Andréa Melo - Jornalista
Arte: Nathiara Borges - Publicitária
Nenhum comentário:
Postar um comentário