sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015

Município de Fraiburgo Recebe Núcleo de Tecnologia Municipal - NTM

Equipamentos recebidos pelo FNDE


A Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes coordena 17 Escolas Municipais, 15 Centros de Educação Infantil e dois polos de Educação de Jovens e Adultos, abrangendo cerca 5.627 alunos, sendo 3.870 de Ensino Fundamental e 1.604 de Educação Infantil e 153 de Educação de Jovens e Adultos.

Atualmente o município de Fraiburgo conta com todas as secretarias de escolas informatizadas e com internet para atividades administrativas, todas as escolas de Ensino Fundamental com Salas Informatizadas, todas as turmas de 2º ao 5º ano com carteiras informatizadas, lousas digitais e som ambiente, além de salas de AEE que recebem anualmente recursos do FNDE/MEC para o atendimento educacional especializado.

Oportunizar aos professores formação continuada é o primeiro passo para que os professores reconheçam as potencialidades do uso das tecnologias, planejem e vivenciem experiências.
Para tal, foi elaborado e encaminhado ao MEC uma  proposta de implantação de um Núcleo de Tecnologia Municipal (NTM) , o qual tem como objetivo geral promover o assessoramento de alunos e educadores ao uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs), contribuindo para o desenvolvimento de uma educação inovadora e de qualidade.

O Núcleo de Tecnologia Municipal é uma estrutura descentralizada do Programa Nacional de Tecnologia Educacional – Proinfo, especializada em Tecnologias de Informação e Comunicação aplicada à educação, a qual estará vinculada à Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes de Fraiburgo/SC.

Além de prestar suporte pedagógico e técnico às escolas, a principal função do NTM é a capacitação de profissionais da educação para o uso das tecnologias disponíveis no ambiente escolar. Para isso, serão disponibilizados técnicos e educadores especialistas em tecnologias educacionais, os quais serão responsáveis pelo planejamento, organização e execução das ações do NTE.


Layout do Núcleo de Tecnologia Municipal

Os equipamentos enviados pelo FNDE para o funcionamento do NTM/Fraiburgo já estão no município, basta agora que o espaço físico seja organizado. O NTM/Fraiburgo será instalado nas dependências da Secretaria Municipal de Educação e possibilitará aos profissionais da educação a participação em cursos de formação inicial e continuada, principalmente o conjunto de processos formativos do Programa Proinfo Integrado: “Introdução à Educação Digital”; “Tecnologias da Educação: ensinando e aprendendo com as TIC’s” , “Elaboração de Projetos” e “Redes de Aprendizagem”.

Os cursos serão desenvolvidos na modalidade de Educação a Distância – EAD, semipresencial, utilizando diferentes mídias digitais, materiais impressos e encontros presenciais sob a supervisão de um multiplicador.

Acredita-se que através das ações do Núcleo de Tecnologia Municipal será possível integrar as tecnologias de informação e comunicação no currículo escolar abrangendo todos os profissionais, e consequentemente, atingindo todos os alunos com um melhor desempenho na sua aprendizagem.

Informações: Secretaria de Educação, Cultura e Esportes - Ascom Município de Fraiburgo

Nenhum comentário:

Postar um comentário