sexta-feira, 19 de janeiro de 2018

ALIMENTAÇÃO ESCOLAR – ALUNOS COM NECESSIDADES ALIMENTARES ESPECIAIS RECEBEM ATENÇÃO ESPECÍFICA


Preocupada em acolher da melhor forma as particularidades alimentares dos alunos, a Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes lançou edital de pregão para aquisição de gêneros alimentícios, contemplando novamente a alimentação especial. Alunos com intolerância a lactose, doença celíaca, alergia a proteína do ovo, a proteína do leite e diabetes mellitus recebem atenção especial.

Nesse mês de janeiro, os alunos que frequentam os Centros de Educação Infantil municipais, a exemplo da conduta adotada durante todo ano, contam com uma alimentação supervisionada pela equipe de nutrição da Secretaria Municipal de Educação. O objetivo é garantir as necessidades nutricionais das crianças conforme a idade e proporcionalmente ao tempo que permanecem nos centros, conforme Resolução/CD/FNDE nº26 de Junho de 2013. Sendo assim, os cardápios são elaborados visando atender 70% das recomendações nutricionais e respeitando as particularidades de cada fase (berçário e maternal).

As crianças recebem diariamente refeições balanceadas que contemplam a alimentação típica brasileira, particularidades regionais e também a oferta de frutas, verduras e legumes fornecidos semanalmente, garantindo, assim, a qualidade dos produtos.

Segundo declarou a secretaria Municipal de Educação, Tânia da Silva Ferreira, a aceitação da merenda por parte das crianças é uma das preocupações frequentes da equipe de nutrição, por entender que a criança bem nutrida se torna muito mais apta ao aprendizado. “Graças a uma equipe de Auxiliares de Alimentação e Nutrição dedicada e cursos de capacitação frequentes, a rejeição da merenda é praticamente nula”, disse.

Ainda por entender que a alimentação é uma extensão do processo de aprendizagem, estimulam-se entre os alunos atividades que abordem o tema da alimentação de forma transversal, lúdica e que favoreçam a reflexão sobre os alimentos no cotidiano das crianças.


Ascom Município de Fraiburgo - com informações e fotos da Secretaria Municipal de Educação

Nenhum comentário:

Postar um comentário