segunda-feira, 15 de janeiro de 2018

SANEFRAI ESCLARECE REAJUSTE NA TAXA DE COLETA DE LIXO


O ano de 2018 iniciou com a informação do reajuste do valor da taxa de coleta de lixo em Fraiburgo. O presidente da Autarquia de Saneamento de Fraiburgo – Sanefrai, Ildo Lucas esclareceu que a medida resulta de estudo de custo efetuado por equipe técnica. “Nos últimos anos o serviço de gerenciamento dos resíduos se apresentou deficitário para a Autarquia, sendo assim, visando a saúde financeira do órgão e seguindo a orientação do Código Tributário foi realizado esse estudo de custo que apontou a necessidade do reajuste de R$ 4,43 por mês por economia atendida”, explicou o presidente.
De acordo com a Lei Complementar 53/2003, Código Tributário do Município, a cobrança deve ser realizada através da divisão do custo operacional com a gestão dos resíduos sólidos urbanos pelas economias atendidas pelo serviço.

Como explicou o presidente da Sanefrai, a gestão dos resíduos sólidos é um processo longo e complexo e compreende atualmente na coleta convencional, coleta seletiva, operação da balança de pesagem e da usina de triagem, transporte do rejeito e operação do aterro sanitário municipal.

Com exceção da área central, que possui uma frequência maior devido a demanda, a coleta convencional é realizada no mínimo três vezes por semana e a coleta seletiva uma vez por semana, por bairro.

A operação da Unidade de Triagem, que realiza a separação dos materiais recicláveis, ocorre de segunda a sábado, das 5h às 22h, consequentemente o transporte do rejeito também é realizado nesse período. Além disso, as atividades no aterro sanitário municipal são realizadas de segunda a segunda, devido à necessidade do espalhamento, compactação, cobertura do lixo e do tratamento do chorume.

ACOMPANHE O ROTEIRO DE COLETA

Para um menor custo operacional é essencial que a população repense, reduza, recuse, reutilize e recicle os resíduos. Para isso é essencial a criação do hábito de separar os resíduos e observar o dia certo de cada coleta.






 Com informações da Sanefrai  --  Ascom Município de Fraiburgo


Nenhum comentário:

Postar um comentário