quarta-feira, 17 de junho de 2015

Estudando a Arte Tridimensional - EM José de Anchieta

Usamos, para entender melhor esse tema, obras do artista Amilcar de Castro, grande escultor e artista plástico. Era famoso pelas suas esculturas neoconcretas feitas com chapas de aço e ferro recortadas em formatos geométricos.Procuramos entender com ao alunos dos 4º anos como desenvolver essa prática usando materiais recicláveis, como caixas de papelão e de leite, reproduzir as obras do artista e estudar a vida e a importância do mesmo para o assunto abordado.

 Arte Tridimensional é composta, principalmente, por profundidade, que combinada com a forma, largura e comprimento da obra dá a ela a ideia de volume. Assim, podemos observar a arte em seus mais diversos ângulos.
Escola Municipal José de Anchieta

Para dar inicio as aulas de arte tridimensional, foi apresentado aos alunos imagens do artista referência para a produção dos trabalhos. Foi proposto aos alunos do 4º ano B, uma produção parecida com as obras do artista, fazendo recortes e encaixes com pedaços de papelão e caixa de leite, de modo que ficasse suspenso encima de sua mesa, sem cair ao chão.Já com os alunos do 4º ano A e C, trouxeram de casa caixas de vários tamanhos e produziram um tipo de arte tridimensional, colando e encaixando uma caixa sobre a outra, dando origem a outras formas tridimensionais também. Pintaram com tintas guache e, depois de pronto, foi feita a exposição de todos os trabalhos, onde os alunos poderiam visualizar suas produções.
Além de entender sobre o assunto, ainda podemos destacar a importância do trabalho para refletir o tema reciclagem. Podemos mostrar aos alunos que muitas das coisas que jogamos fora podem se tornar grandes objetos de arte, sendo evitado que fossem jogados na natureza e poluíssem o meio ambiente.
Professora – Alvina Alves de Souza




Nenhum comentário:

Postar um comentário