sexta-feira, 24 de fevereiro de 2017

CAMPANHA DE PREVENÇÃO AO CÂNCER DE COLO DO ÚTERO ABRE NA PRÓXIMA QUARTA-FEIRA, 1º/3


                Com o tema Mulher que se ama, se cuida! a Secretaria Municipal de Saúde de Fraiburgo promove durante o mês de março a Campanha de Prevenção do Câncer de Colo do Útero. A ação conta com a parceria da Rede Feminina de Combate ao Câncer.
Todas as Unidades de Saúde do município e nesse ano também o CAPS realizarão diariamente a coleta para o exame, no horário das 8h às 11h30 e das 13h30 às 17h.

                Nesse ano o dia 25 de março foi eleito como D da Campanha. As Unidades Vila Salete, São José, Nações e São Miguel atenderão entre 9h e 12h e das 13h às 16h. O objetivo é facilitar o acesso para mulheres que trabalham no mesmo horário de expediente das Unidades de Saúde.
Toda mulher que tem ou já teve atividade sexual deve submeter-se a exame preventivo periódico, especialmente se estiver na faixa etária dos 20 aos 59 anos. O exame preventivo do câncer do colo do útero (Papanicolau) ainda é a principal estratégia para detectar lesões precursoras e fazer o diagnóstico da doença.

               A Secretaria de Saúde orienta as mulheres quanto algumas medidas que devem ser observadas antes da coleta. A fim de garantir a eficácia dos resultados a mulher deverá:
- Evitar relações sexuais nas 48 horas anteriores ao exame (2 dias).
- Evitar o uso de ducha vaginal nas 48 horas anteriores ao exame.
- Não fazer o exame se estiver em tratamento com cremes vaginais.
- Realizar o exame de 5 a 10 dias após o último dia da menstruação, pois a presença de sangue pode alterar o resultado.
- Tomar banho normalmente antes do exame.
- Trazer a carteira de identidade e cartão SUS no dia do exame.


Ascom - Município de Fraiburgo

Nenhum comentário:

Postar um comentário