terça-feira, 10 de outubro de 2017

Novas tecnologias - DUAS PRAÇAS DISPONIBILIZAM INTERNET GRATUITA À POPULAÇÃO DE FRAIBURGO


Visando aproximar o Poder Público e o cidadão, a Administração Municipal de Fraiburgo acaba de lançar o projeto de inclusão digital voltado à disponibilização de acesso à internet gratuita em praças e pontos turísticos. Nessa fase inicial duas praças já oferecem o serviço, sendo elas a Praça Gabriel Evrard onde está localizado o escritório do Ortfrai englobando ainda a Praça do Colono e a Praça Tancredo Neves, em frente à prefeitura.

Durante o ato de lançamento a prefeita Claudete Gheller Mathias afirmou que a disponibilização de internet grátis em praças e locais turísticos visa democratizar o acesso à informação e faz parte de um projeto mais amplo. “Nossa intenção é elevar Fraiburgo ao nível de Cidade Digital Inteligente ao longo dos próximos anos, mas com o objetivo principal de dar maior transparência da gestão pública e aproximar o cidadão da administração, através do uso da tecnologia, como já aconteceu com a implantação da Ouvidoria Municipal”, enfatizou.

O serviço de acesso à internet é disponibilizado com base no conceito de hotspot e atende as exigências do Marco Civil da Internet. Para utilizar a internet o cidadão deverá conectar-se a rede FRAIBURGO_DIGITAL. No primeiro acesso serão solicitados o preenchimento de algumas informações, tais como CPF, e-mail, data de nascimento, aceite dos termos de uso e a criação de uma senha pessoal.

A velocidade disponibilizada é de 1 Mbit/s por dispositivo, podendo ser reduzido conforme a quantidade de conexões. A neutralidade da rede é garantida e o cidadão poderá acessar qualquer site de seu interesse, com exceção de sites impróprios ou ilegais, sendo possível o estabelecimento de limite de quotas de dados por dispositivo, para garantir qualidade de acesso para todos.
O projeto-piloto será avaliado conforme a aceitação e utilização consciente da população, para futuras ampliações dos serviços de internet gratuita para as demais praças e locais turísticos no próximo ano.
Internet gratuita no transporte coletivo

Com o mesmo objetivo está em curso outro projeto-piloto voltado à disponibilização de internet grátis nos ônibus de transporte coletivo. O projeto também terá por objetivo a inclusão digital e promoverá ao cidadão a racionalização do uso do tempo no transporte coletivo, em parceria com a empresa concessionária, sem custos adicionais para os passageiros.

TV Corporativa

Também está em fase de implantação uma solução de TV CORPORATIVA, cuja função será disponibilizar uma grade institucional de televisão nos prédios públicos. Por meio deste canal de comunicação a Administração Pública poderá aplicar qualquer conteúdo de interesse, tais como informativos, indicadores, vídeos motivacionais, campanhas, datas comemorativas, eventos e notícias de interesse da população.


Na fase de testes a TV CORPORATIVA será colocada em funcionamento na recepção do Paço Municipal. No próximo ano a pretensão é ampliar a solução para as demais unidades, como postos de saúde, escolas e órgãos públicos municipais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário