segunda-feira, 14 de agosto de 2017

EDUCAÇÃO CRIA PROJETO DE ORIENTAÇÃO E IMPORTÂNCIA DOS ESTUDOS


A Secretaria Municipal de Educação deu início nesse semestre ao Programa Apóia – Aviso por Infrequência Escolar na rede municipal. A iniciativa, focada na orientação de adolescentes para prevenção de faltas escolares e na importância dos estudos na melhoria da qualidade de vida, é coordenada pela assistente social da secretaria, Mavis Gislaine Cezar Borszcz.
   



Nessa fase experimental o programa é desenvolvido nas Escolas Eurico Pinz e Padre Biagio Simonetti, envolvendo mais de 240 alunos de oitavo e nono anos do Ensino Fundamental. O planejamento inclui cinco aulas por turma, uma vez por semana.

Segundo explicou Mavis, mesmo que na rede municipal esse índice de infrequência não seja tão elevado comparado ao número de alunos matriculados, a ideia surgiu com base em constatações globais, que revelam que a maior incidência de faltas sem justificativa ou tentativa de abandono escolar, ocorre a partir dos 14 anos, sendo este grupo mais vulnerável.

Na metodologia desenvolvida a assistente social busca provocar o debate entre os alunos. São apresentadas histórias de sucesso que foram impulsionadas pela educação e a aplicação de questionários tanto no início como ao fim dos encontros. Conforme explicou a assistente social, esses questionários são vistos como exercício de reflexão pessoal e observação de mudança ou não do pensamento inicial do aluno. Ao final dos encontros os alunos também são estimulados para elaboração de um compromisso e projeto pessoal de vida.



Ascom Município de Fraiburgo

Nenhum comentário:

Postar um comentário