quinta-feira, 10 de agosto de 2017

SECRETARIA DE SAÚDE ESTENDE PROJETO FOCADO NA REALIZAÇÃO DE EXERCÍCIOS FÍSICOS SUPERVISIONADOS



Em janeiro de 2017 a Secretaria Municipal de Saúde por meio do Núcleo de Apoio a Saúde da Família - NASF deu início ao projeto voltado a prática de atividade física por meio de exercícios orientados. O projeto-piloto foi desenvolvido no bairro São Sebastião e a ideia deu tão certo que, no segundo semestre, a iniciativa foi estendida para os bairros que contam com suporte das Unidades Básicas de Saúde, além da Liberata.

As atividades são desenvolvidas com apoio das equipes de Estratégia de Saúde da Família e consistem em caminhadas durante quatro dias na semana e um dia é dedicado à prática de exercícios físicos por meio de acompanhamento com a educadora física do projeto. O objetivo é proporcionar melhora funcional e cardiorrespiratória, resultando em mais qualidade de vida.


Atualmente cerca de 200 fraiburguenses participam dos grupos. As atividades duram entre quarenta e cinco minutos a uma hora e são direcionadas preferencialmente a indivíduos que possuam diabetes, hipertensão, colesterol elevados, além de sobrepeso e obesidade.

Ao ingressar no projeto os participantes são submetidos a exames clínicos que são repetidos e comparados após quatro meses de atividades, com o objetivo de avaliar os benefícios alcançados. Durante esse processo os participantes também recebem acompanhamento médico, físico e nutricional. Após esse período um grupo de controle é criado com encontros mensais objetivando o acompanhamento desses pacientes focando no melhor resultado.

Os encontros são diários, ocorrem sempre às 8h, com exceção da Unidade de Saúde Nações onde as atividades iniciam às 8h30. Os interessados podem procurar as Unidades de Saúde para informações.


Ascom Município de Fraiburgo

Nenhum comentário:

Postar um comentário