sexta-feira, 7 de agosto de 2015

Certificada 1ª Propriedade Livre de Brucelose e Tuberculose Animal em Fraiburgo


Fraiburgo registrou na última semana (31/7) um avanço importante no controle de zoonoses. Por meio de convênio de Cooperação Técnica mantido entre o município e a Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc) foi certificada a primeira propriedade totalmente livre de brucelose e tuberculose animal. 
Antônio da Silva, morador do Assentamento Faxinal dos Domingues II, que há 8 anos atua no ramo leiteiro não escondeu a satisfação de ser o primeiro produtor certificado no município. “Para mim é muita alegria saber que estou fornecendo um leite saudável e quero agradecer muito ao município e a Cidasc por isso”, disse. O gerente de Administração Regional de Videira, Mario Milani, parabenizou o produtor pela conquista e ressaltou que, graças a parceira, em breve outras propriedades seguirão o mesmo caminho. Destacou que para o produtor a grande vantagem é o incremento financeiro na venda. “Por conta da certificação o senhor Antônio poderá ganhar uns centavos a mais na venda do leite, que conta com esse diferencial de ser um produto saudável e de qualidade certificada”, salientou. 



Pelo convênio, cabe ao município a responsabilidade pelo transporte, material de consumo, veterinário e pessoal de apoio. Já a Cidasc se encarrega do fornecimento de tuberculinas e análise do material (sangue) coletado.  Levantamento realizado em março pela Secretaria Municipal de Agropecuária e Meio Ambiente, apontava que 56 propriedades estavam em processo de avaliação, “o que indica que muito em breve novas propriedades receberão o certificado”, ressaltou o prefeito Ivo Biazzolo. 

ENTENDA AS DOENÇAS


Brucelose - A brucelose é zoonose caracterizada como uma doença crônica causada por bactérias do gênero Brucella. A via comum de transmissão se dá pelo contato direto com animais infectados ou pelo consumo de leite não pasteurizado e seus derivados. Esses cocobacilos têm predileção pelo trato reprodutivo, articulações e sistema retículo-endotelial. Cuidados com a higiene pessoal, com os utensílios de trabalho, com o preparo e escolha dos alimentos, principalmente da carne e subprodutos e do leite, são fundamentais para se evitar a doença.


Tuberculose - A principal espécie infectante para os bovinos é o Mycobacterium bovis, o qual é endêmico no Brasil e causa prejuízos econômicos, por redução da produtividade do rebanho e perdas de carcaças no frigorífico. Apesar da carência de informações sobre a relevância da tuberculose bovina para os seres humanos, o aumento do número de pacientes imunossuprimidos no país, principalmente pelo vírus da imunodeficiência humana, causa preocupação em relação a doenças causadas por espécies atípicas. A espécie M. bovis é transmitida principalmente através da via aerógena para bovinos e através do consumo de leite e derivados crus para pessoas. 

Fonte: www.fraiburgo.sc.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário