segunda-feira, 24 de agosto de 2015

Ortfrai Desenvolve Campanha para Estimular a Democratização do Espaço Público



O Órgão Executivo do Trânsito de Fraiburgo – Ortfrai está engajado na Campanha de Democratização do Espaço Público, projeto lançado com o objetivo de incentivar o aumento na taxa de ocupação de veículos particulares por meio da carona solidária e, como consequência, estimular a redução do tráfego no entorno no centro da cidade.  O foco da campanha são os funcionários do comércio.

Estudo realizado pelo Ortfrai constatou que, a maioria dos carros que permanecem em horário comercial estacionados nas ruas centrais, são de funcionários. Aliada a carona, outra alternativa proposta é a utilização da área de estacionamento do Centro de Eventos, que será disponibilizada pelo município para este fim, já que o espaço fica ocioso durante a semana. 

Segundo o presidente do Ortfrai, Elton Luiz Borrachini muitas pessoas trabalham no mesmo local e, utilizam cada uma, seu próprio veículo para deslocamento, quando poderiam dividir despesas e ocupar somente um espaço público para estacionamento. “Através do projeto pretendemos incentivar a carona e ao mesmo tempo melhorar as condições de trafegabilidade. Em contrapartida quem procura as lojas, bancos no centro será beneficiado ao contar com mais vagas para estacionar”.  

O sucesso do projeto dependerá de atitudes conscientes. Conforme explicou Borrachini a proposta já vem sendo trabalhada a alguns meses. “Nós remetemos aos comerciantes, da área central, ofícios solicitando o envio de informações para perguntas básicas, entre elas, o número de funcionários dos estabelecimentos, quantos deles se deslocavam com veículo próprio e o local onde o veículo permanecia estacionado”. As respostas obtidas apontaram uma grande demanda nas ruas do centro da cidade, “o que levou a conclusão de que este é um dos grandes problemas da falta de estacionamento no centro. A taxa de ocupação gira em torno de 90%¨e grande parte dos veículos permanecem nos locais por mais de 2 horas.”, ponderou Borrachini. 

Durante o trabalho de pesquisa o Ortfrai levantou dados que apontaram a possibilidade de economia de 75% dos custos com combustíveis e demais despesas oriundas de quem é adepto de uma rota diária. Para se ter uma ideia da economia, o cálculo teve como base uma pessoa que percorre em média 18 mil quilômetros por ano em carro 1.6, consumindo 1 litro de gasolina a cada 10 km. “Ao fim de 12 meses o gasto com o transporte será de R$ 5 mil. Caso opte pela carona, a redução pode ser de até R$ 3,5 mil, valor bastante expressivo”, disse Borrachini finalizando que dessa forma todos ganham em qualidade de vida.

Fonte: www.fraiburgo.sc.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário